biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

últimas notícias > notícias > Concurso premiará boas práticas na redução de mortalidade materna

Adital

Concurso premiará boas práticas na redução de mortalidade materna

27 de Janeiro de 2011

O quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) convoca os países a melhorar a saúde materna e, consequentemente, diminuir a mortalidade das gestantes. Para chamar atenção das nações americanas para o cumprimento desse objetivo, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) promove o "Concurso Nacional e Regional de Boas Práticas".

A ideia é estimular os países das Américas a cumprir o ODM número cinco, ou seja, a reduzir a mortalidade materna em três quartos, no período de 1990 a 2015, e a alcançar, até 2015, o acesso universal à saúde reprodutiva. Para a Iniciativa da Maternidade Segura, a perspectiva para América Latina e Caribe cumprir com esse ODM não é das melhores.

De acordo com a Iniciativa, a região latino-americana e caribenha conseguiu reduzir a mortalidade materna em 25% entre os anos 1990 e 2007, "mas ainda está longe de alcançar, para o ano 2015, a redução de 75% que 189 países se comprometeram".

A preocupação com a mortalidade materna na América Latina e no Caribe é compartilhada com Grupo de Trabalho Regional para a Redução da Mortalidade Materna (GTR). No estudo "Saúde e direitos sexuais e reprodutivos na América Latina e no Caribe: Desafios e Oportunidades", publicado em 2009, o Grupo revela que a região não alcançou grandes resultados durante os últimos anos na redução da mortalidade materna.

"Os avanços têm sido lentos e irregulares, permanecendo o número absoluto de mortes maternas praticamente sem mudanças durante a última década", observa. Prova disso são as estatísticas apresentadas na pesquisa. Segundo GTR, a mortalidade materna na região gira em torno de 150 para 100 mil nascidos vivos. Além disso, de acordo com o estudo, as gestantes que vivem na região têm 14 vezes mais chance de morrer no parto do que as mulheres em países desenvolvidos.

Prêmio

Para incentivar e divulgar "boas práticas para promover a maternidade segura", a OPS premiará experiências e trabalhos americanos capazes de ajudar na redução da mortalidade materna no continente e que possam ser aproveitadas em outros países da região.

Podem participar pessoas ou instituições civis, públicas ou privadas das Américas. Os interessados têm até o dia 15 de março para realizar a inscrição na categoria de "experiências comunitárias" ou na de "experiências documentadas em publicações científicas".

Os vencedores, além de diversos prêmios, terão seus trabalhos apresentados em um livro que será lançado no Conselho Diretor da OPS neste ano. Informações e inscrições estão disponíveis no sitio http://www.paho.org/ims.

  • Esse artigo foi publicado pelo site Adital

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo