biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

últimas notícias > notícias > Movimentos sociais protestam no sorteio da Copa

Movimentos sociais protestam no sorteio da Copa

9 de Agosto de 2011

Mais de 700 pessoas participaram da caminhada por Copa e Olimpíadas do povo

A manifestação “Você Pensa que a Copa é Nossa?” reuniu mais de 700 pessoas no último sábado (30/07). Com faixas e bandeiras, os manifestantes denunciaram as remoções causadas em decorrência das obras para a Copa e Olimpíadas, a falta de transparência e participação popular nos projetos e o esbanjamento do dinheiro público com crescente endividamento. Além disso, o protesto condenou a elitização do evento que é feito “para gringo vê” e não poderá, devido ao alto custo, ser apreciado por grande parte da população brasileira, entre outras questões.

As palavras de ordem que embalaram a manifestação eram contrárias as posturas que vem sendo adotadas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, e ao prefeito da cidade, Eduardo Paes. Os manifestantes denunciavam os efeitos negativos dos megaeventos sobre a cidade e também as pautas de categorias em greve, como os professores do Rio, que são submetidas a baixos salários e péssimas condições de trabalho.

A passeata partiu do Largo do Machado até a Marina da Glória, local onde ocorria o sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Os manifestantes entregaram às autoridades do governo, presentes na solenidade da Copa, uma carta com as reivindicações do movimento que luta por uma copa que seja verdadeiramente do povo!

Ler no Blog do Comitê Popular da Copa e Olimpiádas do Rio

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo