biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

apresentação >  Instruções de uso

Instruções de uso

  • Como surgiu o rinoceros ?

Lançado em março de 2002 pela Ritimo (Réseau d’information et de documentation pour le développement durable et la solidarité internationale) por ocasião de uma reunião internacional de centros de documentação, o projeto rinoceros tem por o objetivo criar um espaço de informações internacionais por um desenvolvimento responsável e solidário.

  • Instruções de uso

A rinoceros seleciona textos e documentos elaborados por atores do Sul e do Norte já disponíveis na Internet.

Essas informações, escolhidas por um comitê editorial, são de diversas naturezas: brèves ou informações de actualité, artigos, expériences de terrain, dossiês, apresentação de ouvrages, annuaire, campagnes citoyennes, agenda de manifestations internationales. Dois acessos são propostos: base de données bibliographiques Ritimo e la base d’expériences dph.

As informações são organizadas em torno de 9 temáticas : globalização e relações internacionais ; democracia e governança ; cultivar a paz ; direitos fundamentais e sociedades ; meio ambiente e desenvolvimento sustentável ; culturas e identidades ; informação e comunicação ; economia: produção e consumo ; ciências cidadãs e tecnologias.

Cada informação é indexada segundo palavras-chave geográficas e/ ou temáticas.

Elas permitem procurar nas cartografias interativas as informações, de uma temática à outra, e visualizar os resultados nas quatro línguas.

Para uma verdadeira valorização internacional dos pontos de vista, o site propõe uma seleção de textos em inglês, francês, espanhol e português. As informações não estão traduzidas. Elas estão disponíveis em sua língua original.

Existem duas formas de realizar buscas no site: um site de busca, que oferece a possibilidade de pesquisar em texto integral, e uma busca por data, palavra-chave temática e geográfica.

A página de atualidades permite ver as últimas informações colocadas on line.

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo