biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

recursos úteis > experiências

dph : diálogos, propostas, histórias para uma cidadania mundial

Novas forma de participação cidadã estão sendo inventadas para vencer os desafios do século XXI. O desafio baseia-se principalmente na capacidade de abordar a complexidade dos problemas planetários com abordagens inovadoras e métodos de troca, valorização, análise e vulgarização da informação, para reforçar as iniciativas cidadãs que participam da construção de uma democracia mundial. Hoje, na era do web, a questão da estruturação inteligente da informação é central. O desafio da democracia consiste menos em chegar à informação e mais em triar aquela que, em meio a uma infinidade de dados, é realmente confiável e pertinente.

É neste espírito que a Fondation Charles Léopold Mayer pour le progrès de l’homme e a Ritimo criaram uma base internacional de dados de experiências dph, que, hoje, encontra sua concretização em um site de fontes em 4 línguas (francês, inglês, espanhol e português), cujo endereço eletrônico temos o prazer em divulgar:

http://www.d-p-h.info

Nele, vocês descobrirão : 

- uma base de dados de mais de 7.000 fichas de experiências, leituras e análises
- dos dossiês temáticos ligados a sites-fonte parceiros;
- o catálogo de cerca de 400 autores e organismos que contribuíram com o dph;
- uma rubrica ferramentas e métodos, que descreve a filosofia da troca de experiências e as ferramentas para estruturar e valorizar a informação em um site-fonte;
- um apelo às contribuições que, este ano, diz respeito a dois dossiês: 

*Governança da água : a urgência de mudar de visão e de práticas
*Atingir a durabilidade através dos setores: da produção e do consumo

Como a ambição da dph é criar uma inteligência coletiva para construir uma cidadania internacional, é evidente que você pode contribuir nos enviando fichas de experiências ou dossiês.

As fichas dph são divulgadas segundo modalidades definidas pela Carta Editorial, que está on line, e são reproduzíveis, sendo obrigatória a menção das fontes e do logotipo dph.

Esperamos que esta ferramenta lhes seja diretamente útil e que ela desperte em vocês a vontade de participar deste projeto político que visa organizar uma cena democrática cidadã em nível mundial, trocando experiências, estruturando a informação, estabelecendo alianças cidadãs e elaborando em comum saberes e propostas alternativas para construir um século XXI solidário e responsável.

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo